Seguidores

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Quarto - Emma Donoghue

Eu tava querendo muito ler esse livro, e ver o filme, mas ficava na duvida de qual faria primeiro. Ai a ansiedade me comeu e eu vi o filme, mas gostei tanto, que mau o letreiro tinha subido na TV  e eu ja estava abrindo o livro para iniciar a leitura. 

No começo do ano, quando o filme foi mencionado e indicado ao Oscar em algumas categorias, fiquei muito curiosa para conhecer essa historia mas esperei o máximo que aguentei, e juro que me arrependi de não ter lido ou assistido antes. 

O filme é muito bom, e que apesar de se tratar de um tema pesado, (sequestro, cárcere, estupro - o que em nenhum momento nenhuma dessas palavras é mencionada, ja que é um menino que narra tudo ), é tudo muito sutil e delicado. 

Conhecemos aqui a historia de Jack, um lindo garotinho que vive num Quarto com sua mãe Joy, que foi sequestrada há 7 anos por um monstro, mas mesmo com todo o peso da historia, com toda carga emocional que a historia tem, Emma nos conta tudo de uma maneira tão delicada, e acho que o que traz essa delicadeza é o fato de que colocando toda a narrativa na visão do Jack, o que mais sobressai é a inocência de todo drama contado por ele, e principalmente todo amor que a Mãe imprime na forma como ama e cuida de seu pequeno grande menino. Inteligente, ambos aprendem a sobreviver convivendo com o monstro que fez atrocidades com esses dois. Joy cria um universo paralelo para Jack, fazendo dele um menino inteligente e sabido para ajuda-la a suportar tudo o que ela passa há 7 anos. eu me vi sorrindo quando lia o ¨trazido¨, ¨trusse ¨, e o que mais gostava era quando ele pedia do jeito dele pra mamar, ele não sabia usar essa palavra, então ele dizia que queria beber do direito ou do esquerdo. Tal prova da inocência de um menino que mesmo da forma com que foi concebido, a mãe se agarrou à esse amor para sobreviver à tudo o que ela teve que passar em cativeiro. 

No filme muita coisa, claro que fica de fora, mas no livro alguns outros detalhes ainda são abordados com mais riqueza de detalhes, o que deixa a historia ainda mais envolvente. 

Eu fiquei perdidamente apaixonada por esse livro. descobri pesquisando a autora, que ela tem muitos livros publicados, mas só esse aqui no Brasil. Uma pena, porque agora fiquei mais curiosa para conhecer mais sobre sua obra. E como eu disse, apesar de toda carga emocional pesada que o livro deveria ter, tudo fica mais sutil na visão de um pequeno menino de 5 anos, então a leitura flui que quando voce percebe o livro ja acabou, e o filme tambem, porque passou muito rápido. E o final, é realmente pra fechar com chave de ouro. Leitura mas que recomendada !!! 


Sinopse : www.skoob.com.br

Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la.

O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.