Seguidores

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Depois de Voce - Jojo Moyes

¨Não pense muito em mim...
Apenas viva bem, 
Apenas viva ¨ 


Eu estava muito, muito relutante em ler esse livro, tanto que torci o nariz logo no seu lançamento, demorei pra comprar o de papel, e, em fevereiro finalmente quando o adicionei aos livros que leria futuramente, ele ficou por ultimo na pilha a ser lido. Mas algumas amigas de um grupo de leitura combinaram de ler todas juntas, eu topei. E agora de manha, quando finalizei a leitura, me peguei pensando. Por que eu demorei tanto pra ler e sentir todas as emoções que a Jojo sempre nos proporciona? Ai depois respondi, sorte que eu demorei pra ler, porque tenho certeza que se eu tivesse lido logo na sequencia do lançamento ou quando finalizei o Como eu Era, teria ficando com uma sensação de que não deveria ter lido, ou que não ia gostar.

Jojo é tão mestra no que faz, e faz tão bem, que consegui me apaixonar de novo pela Lou, sem deixar de amar o casal Will e Lou, mas torcendo muito pra Lou se dar muito bem depois de todo o sofrimento que ela passou com Will.

Quando comecei a ler, não conseguia imaginar a Louisa da Emilia Clarke, tão colorida, tão viva, tão solar, usando camiseta cinza e calça jeans basica, de olhos inchados, sofrendo, chorando e vendo sua vida total e completamente morosa depois de tudo o que ela viveu enquanto Will estava com ela. Então tive que limpar minha mente da imagem da atriz pra poder conseguir entrar na historia e sentir todo o sofrimento do luto de Lou. E esse mergulho foi espetacular.

Sofri tanto com ela, com todos os acontecimentos, com o quanto ela e a familia do Will ficou destruída com a  decisão que o Will tomou depois do acidente que o deixou tetraplégico. Lou ta de luto, nada na sua vida esta do jeito que ela achou que seria. Sua vida, assim como suas roupas, perderam a cor, o brilho, e nem tendo passado alguns meses viajando, nada tem mais graça na sua vida. Apesar dela dizer que não, todos as seu redor dizem que ela está deprimida, e, ao longo da narrativa a gente percebe que ela ta triste, muito triste, sentindo muita falta do homem que ela verdadeiramente amou, de que ela podia ser com ele. Seus pais estão na sua cidade natal, sua irmã ( que o livro todo é chata pra burro, critica a Lou o tempo todo, o que pra mim beira ate uma inveja da Lou, tudo bem que no final Treena vai melhorando muito, mas ainda acho que ela tem uma certa invejinha de tudo que a irmã teve sem o que, pra ela, fazer nenhum esforço.

¨O percurso para sair do luto nunca era direto. Haverá dias bons e dias ruins¨
( Marc ) 

Queria escrever muita coisa nessa resenha, muitos fatos, muitos acontecimentos que a Jojo, brilhantemente colocou nessa linda historia. Mas eu daria um spoiller tão gigante, que perderia total e completamente a graça. Eu adoro spoiller, mas confesso que tem algumas leituras que é bom iniciar totalmente no escuro, sem saber de nada.

Algumas coisas posso dizer sem revelar muito.

Lilly me tirou do sério quase que o livro inteiro. Menina chata, delinquente e Lou fez tanto por ela e ela foi uma baita ingrata, pelo menos a maior parte do tempo, depois ate gostei dela. O sofrimento dela, pelo que ela estava passando com a chantagem, tudo na vida da Lilly dando errado, Lou se abrindo com ela, pra faze-la entender que Lou poderia ser  amiga que ela precisava me fez tem um pouquinho mais de simpatia pela Lilly, mesmo achando ela chata a maior parte do tempo.

Treena se tornou a irmã mais velha mala, como nada na vida dela da certo, ou é do jeito que ela pensou que fosse, ela critica tudo o que Lou faz.

A mãe dela é a comédia do livro, se rebelando contra o pai, tomando rédia das proprias atitudes, eu ri em muitos momentos com Josi.

E o pai dela, que pai amigo, fofo, parceiro. Mas o coitado sofre na mão da Josi rrss, dei muita risada com eles Josi e Bernard.

Os pais do Will encararam o luto cada um a sua maneira, mas mãe sempre sofre muito mais ne gente, coitada da Camilla. Agora eu chorei com a Sra Trainor se abrindo pra Lilly e Lou, pedindo desculpas, se justificando porque hoje ela é assim. Dor pura e na veia.

Os novos amigos da Lou, do grupo de terapia, é uma comedia, apesar de todos passarem pela mesma dor, cada um encara de uma forma, e reage de uma maneira ao sofrimento pelo qual estão passando.

E Sam, ahhhhhh Sam, meu coração ficou tão cheio de amor por esse personagem que cada virada de página que eu ia avançando rumo ao final, me deixava com o coração apertado por saber que não leria mais nada sobre Sam. E por causa disso, não vejo a hora do terceiro livro sair rrss ( pra quem não queria nem o segundo , ja ta doida pelo terceiro. rrss )

Eu nunca perdi alguem tão proximo assim, so minha avõ que faleceu ja tem um bom tempo, mas não faço ideia do que é sentir essa dor pela perda, pela ausência de alguem que a gente ama tanto que a dor é palpável, não só emocional, aquela dor que nos desanima, que nos deixa sem vontade de fazer nada, so de cair no poço fundo do sofrimento. Mas Jojo nos contou aqui que  o luto é necessário pra todas as situações, mas que tambem é possível sair dele, a dor e a saudade estarão sempre lá, mas que a vida continua, quem vai não podemos fazer nada pra mudar, mas a gente que ficou precisa viver, seguir adiante. Mas quando é esse adiante? Não sabemos, cada um terá seu tempo de seguir em frente, respeitar é primordial, e uma hora, cedo ou tarde, vai virar a chavinha e a gente vai saber que a hora de seguir em frente chegou.

¨As vezes Louisa, seguir em frente significa que temos que nos proteger¨( Marc ) 


Algumas autoras são tão boas que nos surpreendem com historias que, mesmo sendo desnecessarias passam a ser importantes e necessárias sim. Se esse livro não existisse, não faria diferença no contexto do Como eu Era, mas ele existe, ta aqui, e que bom, porque Louisa Clarke merece um livro que fale sobre ela e só dela. Ela se torna quase real gente, tamanho talento da Jojo e encantamento da Lou.

Eu amei, amei, amei esse livro. Agora ja vou contar os minutos pra 2018 chegar e poder ler a continuação da vida de Lou

Sinopse : www.skoob.com 

Quando uma história termina, outra tem que começar.

Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes.
Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.
Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita !!! Deixe seu email para que eu possa responder sua mensagem.
Ana Paula