Seguidores

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Em Busca de Abrigo - Jojo Moyes

Ler Jojo é sempre uma delicia, mas um grande teste de paciência. Eu amo de paixão suas historias, mas o começo dos livros dela são morosos demais. E com esse não foi diferente. Os primeiros 2, 3 capítulos voce fica mais perdida que cego em tiroteio, mas depois, cai de amores num grau por esses personagens, que quando o livro acaba voce sofre pela historia, porque acabou, e porque definitivamente voce quer mais, muito mais.

Me senti em Londres lendo esse livro, na Irlanda, apesar de nunca ter sequer saído do meu Estado de origem. Sentia a frieza daquele pais cinza, e lembrei muito das entrevistas que vi da Jojo quando ela esteve no Brasil, falando que ela nunca tinha sido tão abraçada na vida, quando chegou ao Brasil. E durante essa leitura, tudo o que eu mais desejei foi que os personagens se abraçassem, simples assim, eu pensava, gente se abracem, troquem energia, extravasem, porque olha, a vida desses personagens era tensa demais viu.

Esse foi o primeiro livro da Jojo, e na sua estreia ela já arrasou. Me vi em muitos momentos com os olhos marejados de lágrimas. Uma emoção atras da outra, mas que me fazia suspirar e torcer por mais esses personagens tão sérios e tão encantadores ao mesmo tempo.

Aqui conhecemos a historia de  três mulheres da mesma familia, mas de gerações completamente diferentes.

Começamos com Joy, a avô. Joy foi uma moça ¨esquisita¨, se é que se pode usar esse termo. Mas ela era diferente. Nada do que agradava as outras moças a agradava, nada do que outras jovens do seu tempo queriam, ela queria. e quando na posse a Rainha Elizabeth em sessenta e pouco, quando Joy era uma moça, ela conhece o grande e único amor da sua vida. Amor a primeira vista, mas foi obrigada a esperar um ano pra que a união entre eles se concretizasse, porque Edward era da Marinha e só quando ele voltasse para onde Joy estava, dali um ano, foi que seu pai permitiu que eles se casassem.

Então a historia da um salto e entramos no mundo de Kate e sua filha Sabine. No começo eu fiquei confusa ate entender que Sabine era neta de Joy, e Kate era a filha que Joy sempre deu a impressão de que nunca amou.

Quando Kate envia Sabine para a casa da mãe na fria Irlanda, tudo o que Sabine faz é odiar a mãe, ate começar a odiar a avó que mau conhece, o avô que não a reconhece, o lugar cheio de regras e as pessoas que la habitam. Os dias se passam e Sabine começa a entender um pouco mais o porque de todas essas pessoas serem do jeito que são. Então tudo começa a ficar menos penoso.

E nessa descoberta de Sabine, Joy, que parece ter erguido um muro em torno de si e de suas emoções, se vê sentindo como ha muito tempo não sente. Mesmo que a principio o que ela sente é raiva.

E quando Sabine, Kate e  Joy se veem obrigadas e ficarem frente a frente, muitos segredos são revelados. Muitas mágoas são expostas, e apesar de tudo parecer ficar resolvido, ainda senti falta daquele belo abraço que mencionei no inicio dessa resenha sabe. As três se abraçarem pra fechar um ciclo ruim e iniciar outro, pra mostrar que tudo ficou no passado. Mas entendi e achei linda a forma como elas se resolveram.

A unica coisa que senti por não ter sido mais aprofundada, foi a historia de Thom e Kate. Eu queria tanto mais deles e sobre eles rrss. Mas foi mais uma bela historia, contada lindamente.

Adorei demais !!!




Sinopse : www.skoob.com.br 

Primeiro romance escrito por Jojo Moyes conta a história de três gerações de mulheres que precisam encarar as verdades do amor e as responsabilidades que existem em toda família.

Afastada da mãe desde a juventude, quando fugiu de sua pequena cidade rural na Irlanda, Kate jurou que seria uma mãe presente. Mas a vida é um ciclo que se repete, e Kate agora precisa encarar o abismo que surgiu entre ela e a filha, Sabine.
Prestes a viajar para encontrar a avó que nunca conheceu, Sabine não está nada animada. Mas a natureza impetuosa e inquisitiva da jovem forçará a avó a encarar seus segredos há muito enterrados e a fará perceber que talvez tenha chegado a hora de finalmente curar as feridas do passado.
Em seu primeiro romance, Jojo já exibia seu talento para contar histórias emocionantes e narrar a vida em família, seus segredos, traições e dores do passado, mas também a redescoberta do amor. Em busca de abrigo é uma trama cheia de surpresas, assim como a vida real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita !!! Deixe seu email para que eu possa responder sua mensagem.
Ana Paula