Seguidores

domingo, 1 de abril de 2018

Outros Jeitos de Usar a Boca - Rupi Kaur

Uma das coisas que eu mais detesto na vida, não só como leitora, mas pra tudo, é criar expectativa. Grande parte das vezes a decepção é tao grande que chega a doer. Tá, não foi esse o caso, de doer, mas eu criei tanta, mas tanta expectativa sobre esse livro que fui com muita sede ao pote, e ai, páh, me decepcionei bonito.

Fui algumas vezes na Livraria Cultura ano passado, e ele tava lá, encabeçando a  lista dos mais vendidos, nas Saraivas físicas tambem, nas lojas online tambem, então pensei cara, preciso ler essa bagaça. To zerando alguns livros, porque afinal esse ano tem Bienal, então preciso diminuir as pilhas, ai peguei ele.

O livro não tem nada demais, juro. Primeiro que ouvi falar que era um livro de poesia, eu detesto poesia, e não entendo nada, mas pra mim isso aqui não foi poesia. Não tem versos com rimas , ou sem claro, tudo bem que tem a ¨estrutura física ¨ de uma poesia, mas o pouco de poesia que li na vida não é nada parecido com isso. Tambem não me tirem como base, ja falei, detesto poesia então não leio rrss.

Achei o livro só um tantinho positivo no quesito auto estima. Rupi Kaur dividiu a obra em 4 partes : A dor, o Amor, a Ruptura e a Cura. A mais pesada é a Dor. Ela conta em forma de ¨poesia ( Leia o que eu disse ai em cima rrss ), momentos sobre formas de abuso, sejam fisicos ou emocionais,  é bem tocante, a forma como ela relata a impotência em algumas situações.

Falando sobre o Amor. ela expõe o que e como deveria ser o amor, o sentimento, a vivência, o sexo, o prazer o que deveria ser o quase ¨ideal ¨pra todos seres humanos.

Em Ruptura é quase um manua de sobrevivência as agruras que passamos na vida. Todos passamos por rupturas, dores, decepções, e ela nos mostra uma forma de ¨sobreviver ¨a isso.

E na Cura, como o nome ja diz, a cura né gente. Essa parte é bem legal. E lendo essa última parte tive a impressão que ela tava escrevendo um diário que  virou livro sabe. Com palavras muito positivas, que devem ser transformadas em atitudes, e que acima de tudo, nada nem ninguem pode controlar nossas emoções, nossos sentimentos e até nossos caminhos alem de nós mesmos, independente da cultura, da origem, da sua crença ou do que a sociedade acha que tem que ser. Essa pra mim foi sem dúvida a melhor parte do livro.

¨Se voce não é o suficiente para voce mesma, voce nunca será o suficiente para outra pessoa¨

Foi só uma leitura boa. Pra mim não teve nada de espetacular.



Sinopse : www.skoob.com.br 

`Outros jeitos de usar a boca' é um livro de poemas sobre a sobrevivência. Sobre a experiência de violência, o abuso, o amor, a perda e a feminilidade. O volume é dividido em quatro partes, e cada uma delas serve a um propósito diferente. Lida com um tipo diferente de dor. Cura uma mágoa diferente. Outros jeitos de usar a boca transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles. Publicado inicialmente de forma independente por Rupi Kaur, poeta, artista plástica e performer canadense nascida na Índia – e que também assina as ilustrações presentes neste volume –, o livro se tornou o maior fenômeno do gênero nos últimos anos nos Estados Unidos, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita !!! Deixe seu email para que eu possa responder sua mensagem.
Ana Paula